quarta-feira, 26 de setembro de 2012

QUEM VOTA EM ANTONINA?


Meu caro Luiz Henrique postou semana passada um texto no imprescindível  Amigos do Jequiti (aqui) em que falava do conservadorismo do antoninense. Concordo em algumas coisas, discordo em outras, a discussão está lá.
No entanto, fiquei com vontade de saber quem são, pelo menos estatisticamente, as pessoas que vão depositar o seu voto no próximo 7 de outubro pra escolher o novo prefeito da Deitada-a-beira-do-mar.
Segundo o site do TSE (ver aqui) os antoninenses que tem titulo de leitor e estão aptos para votar estão distribuídos nas faixas etárias da figura abaixo. A população jovem (17 a 24 anos) é relativamente pequena (16%). A população entre 25 e 34 anos é bem maior, com aproximadamente 21% do total. Assim, temos que 37% da população é constituída por jovens, que estão se iniciando na vida, e por jovens adultos, os que estão se casando, tendo filhos e consolidando uma vida. Por suas características, este é seria o eleitor mais propenso a mudanças.
A população antoninense, por faixa de idade, segundo o TSE

O grupo a seguir, na faixa dos 35 a 44 anos representa cerca de 18% do eleitorado. Este é o grupo que, em geral, está consolidado no mercado de trabalho. Infelizmente, pelas características socioeconômicas do município, este grupo é o que, demograficamente, está faltando na cidade (ver aqui). São as pessoas que foram obrigadas a sair em busca de melhores oportunidades fora.
 Já o grupo majoritário é representado por pessoas entre 45 e 59 anos (24%) representam as pessoas já situadas na vida, com filhos ou netos pra sustentar. Para estas pessoas, qualquer mudança que possa prejudicar sua atual condição é vista cm profunda desconfiança. São estes os eleitores mais conservadores.
Os eleitores com mais de 60 anos representam cerca de 18% do total. Trata-se de um grupo que, em sua maioria já está aposentado. Pode tanto estar numa vida confortável, quanto pode assumir a postura politica que quiser – inclusive não ir votar, facultativo para os maiores de 70 anos. Poderia até ser conservador em sua essência, mas, como foram jovens nos anos 50 e 60 acredito que boa parte deles, os mais escolarizados, tendem a apoiar propostas mais avançadas.
Assim, do ponto de vista da faixa etária, não há, a meu ver, nenhuma particularidade na Deitada-a-beira-do-mar que a torne radicalmente diferente de qualquer outro lugar neste pálido planeta azul. O que estas pessoas, em suas diferentes faixas etárias querem? sem medo de errar eu apontaria, entre tantos outros: saúde, emprego, segurança, uma casa, um tempo pra descansar, conversar com a família e os amigos.   E, também,  pra sonhar por que não? Sonhar sonhos simples, que caibam dentro da existência. Não é pedir demais.
Isso é ser conservador ou ser  liberal? É de direita ou de esquerda? Acho que estas questões não encontram eco neste nosso mundinho entre a serra e o mangue, onde as questões são outras, bem outras.
É ver pra crer. 

4 comentários:

  1. Então Jeff,
    OS mais idosos já passaram e viveram uma Antonina Ruim nos últimos 30 anos. devem ao menos querer agora deixar para os mais novos administrar a cidade. A exemplo a única candidata antiga é a Monica, que teve chance de fazer e desperdiçou. Passou seu tempo Os veteranos viram isso. A juventude deve querer gente nova.
    Antonina está na onda, quem vencer só precisa surfar.
    Membro que quem deve administrar a cidade é o povo e não o eleito. Assim é a Democracia. O Povo deve dar as referências

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A minha geração e a que veio depois, as pessoas que hoje estão com 30, 40 anos, já viveram esta Antonina decadente; as vezes, é facil culpar o prefeito porque foi o prefeito da decadência, e não o prefeito do crescimento. Mas é assim que é feito, assim que julgamos.
      Acho que temos 3 candidatos novos, e qualquer um deles pode administrar bem a cidade; trazer novos tempos é mais difícil, depende se a conjuntura externa for favorável. O que precisa é ter ideias e uma boa equipe, ouvindo o povo nas ruas.

      Excluir
    2. Culpa do prefeito? O refrão: Cada povo tem o governo que merece.
      O Povo votou por crédito ou por interesse. Não importa. Antonina Parou. Ha sinais de vigor,
      Eram seios secos, sem leite, e quem se propos, mamou. Não cevou.
      Povo humilde. Coitado. Mente velha, cultura conservacionista. Mas que cre que vai melhorar.
      Candidatos. Não se aproveitem do crédulo do povo. Sejam honestos ao encarar o eleitor, olhem nos olhos. Digam que não vai ter secretários de amigos e da família. Exemplos dignos. Largem a mamadeira, esqueçam o poder, o egocentrismo. Fiquem na cidade e trabalhem é só o que o povo anseia.

      Excluir
  2. Jeff, meu caro,
    A casa-grande e a senzala tem outras representações hoje em dia.
    É fácil constatar na postura da nossa sociedade, pois pensamos e agimos conforme o discurso do púlpito e o que diz a mídia nativa, como, no passado, a elite, que faliu há 40 anos, nos dizia.
    O ódio e o preconceito contra Lula, provam que ainda sofremos a influência das vozes que ecoam da casa-grande e a relação é a mesma de anos atrás, quando a elite nos impunha uma ideologia com fortes tradições colonialesca.
    O que precisamos entender é que pra lá das fronteiras guarapirocabana há um novo modelo de ordem social, uma alternativa contra esse legado elitista,parasitário, prosaico e anacrônico que há anos nos impede de dar nosso salto a modernidade.
    um abraço

    ResponderExcluir